Sarancine 2022.

//o meio ambiente precisa de nossa AÇÃO agora. não basta mais apenas se indignar, precisamos fazer nossa parte hoje//

é com este pensamento que Suzana Markus e Carlos Canela [Carabina Cultural] tem atuado em Sarandira MG, desenvolvendo ações de interação da comunidade e o meio ambiente através das artes.

com ampla experiência audiovisual eles vem documentando diversos aspectos da cultura local sempre buscando a possibilidade de uma autogestão dos moradores no bem estar e na geração de renda para manutenção dos espaços de convivência e manutenção do meio ambiente.

sarandira é um delicioso distrito de juiz de fora com 300 habitantes, rico em belezas naturais e históricas, mas que vem sofrendo pressão para abandonar sua vocação acolhedora e rural por falta de perspectivas econômicas de manutenção dos seus moradores.

neste cenário a carabina vem buscando construir possibilidades de atrações turísticas sustentáveis promovendo o bem estar dos visitantes e a sustentabilidade dos moradores.

com diversos projetos de residências artísticas, oficinas, palestras a produtora, quem tem sede na comunidade, vem mais uma vez abraçar seu propósito e realiza nos próximos 22 a 24 de julho a segunda edição do Festival de Cinema Ambiental e Gastronomia de Sarandira, versão presencial.

a primeira versão aconteceu em 2021, versão online, contou entre outras com a ilustre presença de Juliano Salgado do Instituto Terra que além de apresentar as boas práticas para a preservação ambiental sustentável ainda apresentou o filme O Sal da Terra.

este ano o evento começa com um importante debate com Cesar Piva, presidente do Polo Audiovisual, Marcelo do Carmo Secretário de Turismo e Ignácio Delgado Secretário da SEDIC/PJF que vão falar sobre os oportunidades do desenvolvimento rural através dos distritos criativos.

// eu mais uma vez fico muito feliz por fazer parte dessa equipe junto com a UMA assesorias realizando a comunicação deste evento.
na prática, vamos construindo soluções sustentáveis para manutenção do meio ambiente mantendo as vocações, tradições e principalmente com um olhar e uma escuta muito especial com os ilustres moradores deste lindo lugar.

programação completa >> @carabinacultural